Dra. Theresa Versiani

O que é?

O cisto pilonidal é uma condição caracterizada pela formação de abscessos, fístulas que liberam pus, tecido necrosado e túneis sob a pele, geralmente localizada na região do cóccix, próxima ao início da fenda entre as nádegas.

formação de um cisto pilonidal

Como se desenvolve?

Essa condição costuma impactar adolescentes e adultos de ambos os gêneros, mas acaba sendo mais comum em homens, justamente por ter uma relação direta com a presença de pelos. A razão precisa ainda não é completamente entendida, mas, de forma geral, está ligada ao desenvolvimento de pelos que penetram na pele na região das nádegas.

Quando procurar um médico?

Geralmente, os cistos pequenos são assintomáticos. No entanto, podem infectar, justamente por estarem localizados próximos ao anus. Nessa situação há formação de um abscesso (bolha de pus) que causa os seguintes sintomas: 

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor;
  • Saída de secreção pelo orifício aberto. 

Além desses sintomas mais comuns, o paciente também pode sentir febre e cansaço extremo nos quadros mais graves de infecção. 

Tratamento

Por que optamos por realizar procedimentos com laser?
A cirurgia convencional geralmente resulta em grandes incisões na área, que podem requerer um longo período de cicatrização.

Ao usar fibras de laser de diodo, conseguimos tratar o cisto sob a pele, eliminando a necessidade de cortes! Os cuidados pós-operatórios tornam-se mais simples, uma vez que praticamente não necessitam de curativos.

A Dra. Theresa Versiani, Médica especialista em coloproctologia em Montes Claros, tem experiência no diagnóstico e tratamento de cisto pilonidal.

Dra. Theresa Versiani - Coloproctologista.
Dra. Theresa Versiani

Para agendar uma consulta com uma especialista é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com a médica.

Dra. Theresa Versiani

Veja também: https://dratheresaproctologista.com.br/hemorroidas/

Me siga nas redes: https://www.instagram.com/reel/C4awfN_OUu3/?igsh=MWEyMDlqOXRwc2JhdA==

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *