Dra. Theresa Versiani

Este procedimento revolucionário está transformando a vida de quem sofre com fissura anal.

O uso de toxina botulínica no tratamento de fissura anal é uma abordagem minimamente invasiva que tem se mostrado eficaz na redução da dor e na promoção da cicatrização. O procedimento envolve a injeção de toxina botulínica no músculo esfincteriano anal, o que ajuda a relaxar a musculatura e diminui a pressão na região, facilitando a cicatrização da fissura.

Fissura anal
sintomas da fissura anal

Mas afinal, o que é uma fissura anal?

É uma das doenças mais tratadas em meu consultório e que mais deixam o paciente abatido.

A fissura anal é uma pequena ruptura ou lesão na mucosa que reveste o ânus. Pode ocorrer em qualquer parte do canal anal, mas, geralmente, está localizada no ânus posterior. As fissuras anais são frequentemente causadas por evacuação difícil, como resultado de fezes endurecidas ou constipação, mas também podem ocorrer devido a diarreia, esforço excessivo durante a evacuação ou trauma, como em casos de relações sexuais anais.

Ela costuma ser confundida com outras condições que afetam a região, como hemorroidas. Isso porque a fissura anal possui sintomas semelhantes como:

  • Dor intensa durante e após a evacuação;
  • Sangramento vermelho vivo na superfície das fezes ou no papel higiênico;
  • Coceira ou irritação na região anal.

A dor causada pela fissura pode levar a uma evitação da evacuação, o que pode, por sua vez, agravar o problema e causar um ciclo de dor e constipação.

A Dra. Theresa Versiani, Médica especialista em coloproctologia em Montes Claros, tem experiência no diagnóstico e tratamento de fissura anal.

Dra. Theresa Versiani
Dra. Theresa Versiani

Para agendar uma consulta com uma especialista é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com a médica.

E qual o problema com os tratamentos tradicionais?

Já pensou em sentir uma dor intensa na região anal e precisar aplicar uma pomada repetidamente ao longo do dia por várias semanas?

Embora seja um método simples e eficaz, o uso de pomadas não é bem aceito por todos os pacientes.

A única opção disponível no passado era a cirurgia, que causa temor tanto nos pacientes quanto nos cirurgiões, uma vez que envolve o corte do esfíncter para aliviar a tensão. Esse esfíncter é de grande importância, pois é quem possibilita a retenção das fezes e dos gases.

E a revolucionária toxina botulínica?

A utilização de toxina botulínica transformou a abordagem para o tratamento da fissura anal, tornando raras as situações em que é necessário submeter um paciente a cirurgia.

Trata-se de um procedimento executado durante a própria consulta, de forma confortável e bastante ágil.

Veja também: https://dratheresaproctologista.com.br/hemorroidas/

Me siga nas redes: https://www.instagram.com/reel/C4awfN_OUu3/?igsh=MWEyMDlqOXRwc2JhdA==

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *