A Proctologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao trato gastrointestinal inferior, como o ânus, reto e cólon.
A Proctologista é a médica responsável por realizar exames e procedimentos para diagnosticar e tratar problemas como:
- Hemorroidas: são veias inchadas no canal anal, que podem ou não exteriorizar, causando dor, sangramento ou desconforto.
- Fissuras Anais: são pequenas rachaduras no canal anal, que causam dor intensa, associado ou não a sangramento.
- Fístulas Anais: é uma comunicação anormal entre o canal anal e a pele, podendo ser classificada como simples, complexas ou retovaginais.
- Prolapso Retal: é a exposição da mucosa retal de maneira total, causando sangramento e incomodo, bastante associado a incontinência fecal.
- Doença Inflamatória Intestinal (DII): é o grupo de doenças que acometem todo o trato gastrointestinal, as mais comuns são: retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
- Síndrome do Intestino Irritável (SII): condição dolorosa do intestino, associado a distensão, constipação, diarreia ou ambos.
- Câncer Colorretal: são tumores de intestino que crescem de maneira desordenada, causando obstrução intestinal, dor e sangramento.
- Constipação Intestinal: alteração do ritmo intestinal que causa o acumulo de fezes e dificuldade na eliminação completa ao evacuar.
- Incontinência Fecal: perda de flatos ou fezes aos esforços ou de maneira involuntária.
- Diarreia Crônica: é o aumento no numero de evacuações diárias ou alteração no formato das fezes.

Formação de uma Proctologista.
Para se tornar uma Médica Proctologista, foi necessário seguir os seguintes passos de formação:
- Graduação em Medicina: duração de 6 anos.
- Residência em Cirurgia Geral: duração de 2 anos.
- Residência em Coloproctologia: duração de 2 anos.
Além disso, realizei 1 ano de Residência em Cirurgia do Trauma que não é formação obrigatória para se tornar uma coloproctologista, mas complementa a minha expertise cirúrgica.
A profissão nos obriga a estar em constante atualização profissional, participando de cursos, congressos e atividades científicas. Após passar por este longo e rigoroso processo de formação, me sinto altamente qualificada para diagnosticar e tratar doenças relacionadas a Proctologia.
Para agendar uma consulta com uma especialista é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com a médica.




Quando procurar uma Médica Proctologista?
É recomendável procurar uma Proctologista caso esteja enfrentando sintomas relacionados ao trato digestivo inferior, como:
- Sangramento retal;
- Dor durante a evacuação;
- Diarreia persistente;
- Aumento de gases abdominais;
- Constipação persistente;
- Alternância no hábito evacuatório;
- Incontinência fecal;
- Presença de protuberâncias ou caroços no ânus;
Além disso, pessoas com histórico familiar de câncer colorretal ou que atingiram a idade recomendada para realizar exames de rastreamento também devem consultar com uma proctologista. É sempre importante buscar acompanhamento médico ao surgir qualquer desconforto ou sintoma no âmbito digestivo.
Além disso, a Proctologista também é especializada em realizar colonoscopias, também conhecida como endoscopia digestiva baixa, exame que possibilita a captura de imagens em tempo real, destinado a avaliar e diagnosticar alterações no íleo terminal (a porção final do intestino delgado), ao longo de todo o intestino grosso (cólons e reto).
Os exames são feitos com sedação leve, para que o paciente fique tranquilo e relaxado, assim é possível visualizar, identificar e e tratar uma grande variedade de problemas, como: pólipos intestinais, câncer colorretais, doença diverticular, causas de diarreia crônica, pesquisa de sangramento oculto que podem causar anemia, tratamento de retite actínica, sangramento intestinal, resolução de obstrução intestinal por volvo, realização de tatuagem de lesões, colocação de stents ou próteses, aplicação de argônio ou formalina.

A endoscopia digestiva baixa pode ser diferenciada em dois tipos:
- Retossigmoidoscopia flexível: Exame considerado menos invasivo, examina e percorre uma menor extensão do cólon, com foco em avaliar a região do cólon sigmoide e reto. Geralmente indicado para pacientes muito jovens ou aqueles que possuem contra indicação para realização de colonoscopia.
- Colonoscopia: Exame considerado completo é aquele que avalia minuciosamente o íleo terminal e todas as porções do cólon.
A idade por si só, não é uma contra indicação para a realização do exame, uma vez que crianças e idosos podem ser submetidos ao exame. A médica proctologista irá avaliar a indicação de cada caso.
Desta maneira, é importante escolher bem a sua médica, que irá te orientar sobre o melhor tratamento e exame.
Fonte: https://www.health.harvard.edu/a_to_z/colonoscopy-a-to-z
Veja também: https://dratheresaproctologista.com.br/cancer-colorretal-cancer-intestino/
Me siga nas redes: https://www.instagram.com/reel/C9kZUfyul-n/?igsh=Znl4b2w2YThjOTEx